em laboratório e em campo
Atividade | Área temática | Local | Nível escolar |
---|---|---|---|
Mar dos Pequeninos | Oceanografia física, oceanografia biológica, oceanografia, química e oceanografia geológica | Algés | 1º ciclo |
Sedimentos de praia, duna e sapal | Geologia Marinha | Tavira | 1º ciclo, 2º ciclo e 3º ciclo |
Areias do mundo | Geologia Marinha | Tavira | 1º ciclo, 2º ciclo e 3º ciclo |
Microplásticos na areia | Poluição marinha | Tavira | 1º ciclo, 2º ciclo e 3º ciclo |
Comparar águas do mar e da Ria Formosa | Oceanografia física e química | Tavira | 1º ciclo, 2º ciclo e 3º ciclo |
A importância do passado | Geologia Marinha | Tavira | 1º ciclo, 2º ciclo e 3º ciclo |
Mudanças sazonais na praia | Geologia Marinha | Tavira | 1º ciclo, 2º ciclo e 3º ciclo |
Satélite e Fotografia Aérea | Geologia Marinha | Tavira | Secundário |
Mar dos Pequeninos
Descobre connosco os tesouros do Mar
Queremos partilhar a Ciência que fazemos porque a melhor forma de aprender é experimentando!
Descrição
Porque a melhor forma de aprender é a experimentar, o projeto “Mar dos Pequeninos” desafia as crianças do 2º ao 4º ano (1º ciclo), a serem cientistas nos nossos laboratórios, onde as crianças podem realizar experiências interativas.
As vindas dos alunos aos laboratórios são realizadas às SEXTAS-FEIRAS, e tem uma duração de 2 horas (com tolerância de 30min), das 10-12:30H. Em cada um destes períodos, recebemos 2 turmas (até um total de 60 alunos), acompanhados com os respetivos professores/educadores. Na primeira hora, cada turma irá para um laboratório diferente, e na segunda hora, as duas turmas trocam de laboratório.
Período em que decorre
Durante o período do ano letivo, entre Novembro e Junho
Destinatários
Alunos do 1º ciclo – 2º, 3º e 4º ano.
Local
Instalações do IPMA em Algés
Marcações
As marcações estão sujeitas às datas do calendário de atividades que é elaborado no início do ano lectivo é enviado por email.
IPMA-Escolas (ipma.escolas@ipma.pt),
tel. 21302 7000 | Marta Nogueira
Informação adicional
Descarregar panfleto aqui
Vamos descobrir as diferenças dos sedimentos de praia, duna e sapal
Descrição
Nesta atividade os alunos vão recolher amostras de sedimentos nos vários ambientes da Ria Formosa junto à Estação do IPMA e irão analisar em laboratório, as amostras de sedimento, relativamente às suas características granulométricas e composicionais. A atividade tem a duração de 2 horas e suporta 1 turma por acção.
A atividade tem por base o projeto EDUCOAST financiado pelos EEAGRANTS. Este projeto que tem por objetivo a promoção da aprendizagem experimental e vivência de experiências formativas que não podem ser adquiridas em ambiente de sala de aula. O estudante começa por um trabalho de campo, com a recolha de dados e/ou amostras, seguido de análises de laboratório processamento dos dados obtidos e elaboração de conclusões.
Período em que decorre
Durante o período do ano letivo
Destinatários
Alunos do Ensino básico e Secundário
Local
Instalações do IPMA em Tavira
Estação do IPMA em Tavira – Vale Caranguejo s/n, 8800-737 Tavira
Marcações
Telefone: + 351 281 027 901
E-mail: educoast.fieldstation@gmail.com
Informação adicional
Página do Projeto EDUCOAST
As areias do mundo no teu telemóvel
Descrição
Nesta atividade, os alunos irão analisar a composição mineralógica de várias areias de diferentes praias do mundo e sua relação com as rochas locais/regionais. As areias serão observadas com recurso à lupa binocular e também será utilizada uma aplicação própria para o telemóvel para captura de imagens. A atividade tem a duração de 1 hora e suporta 1 turma por acção.
A atividade tem por base o projeto EDUCOAST financiado pelos EEAGRANTS. Este projeto que tem por objetivo a promoção da aprendizagem experimental e vivência de experiências formativas que não podem ser adquiridas em ambiente de sala de aula. O estudante começa por um trabalho de campo, com a recolha de dados e/ou amostras, seguido de análises de laboratório processamento dos dados obtidos e elaboração de conclusões.
Período em que decorre
Durante o período do ano letivo
Destinatários
Alunos do Ensino básico e Secundário
Local
Instalações do IPMA em Tavira
Estação do IPMA em Tavira – Vale Caranguejo s/n, 8800-737 Tavira
Marcações
Telefone: + 351 281 027 901
E-mail: educoast.fieldstation@gmail.com
Informação adicional
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A procura de microplásticos na areia da praia
Descrição
A poluição por microplásticos é atualmente um problema que afeta todo os ecossistemas costeiros e marinhos. Nesta atividade, os alunos irão recolher amostras de sedimento na praia para procura e identificação de microplásticos em laboratório. A atividade tem a duração de 2 horas e suporta 1 turma por acção.
A atividade tem por base o projeto EDUCOAST financiado pelos EEAGRANTS. Este projeto que tem por objetivo a promoção da aprendizagem experimental e vivência de experiências formativas que não podem ser adquiridas em ambiente de sala de aula. O estudante começa por um trabalho de campo, com a recolha de dados e/ou amostras, seguido de análises de laboratório processamento dos dados obtidos e elaboração de conclusões.
Período em que decorre
Durante o período do ano letivo
Destinatários
Alunos do Ensino básico e Secundário
Local
Instalações do IPMA em Tavira
Estação do IPMA em Tavira – Vale Caranguejo s/n, 8800-737 Tavira
Marcações
Telefone: + 351 281 027 901
E-mail: educoast.fieldstation@gmail.com
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Vamos comparar as águas do mar e da Ria Formosa
Descrição
Nesta atividade, os alunos irão medir as características da coluna de água. A turbidez (sedimentos em suspensão) será estimada com a ajuda do “disco de Secchi”, e a temperatura e a salinidade da água do mar e da ria com a ajuda de uma sonda. Em seguida, já no laboratório, serão comparados os resultados dos dois tipos de ambientes. A atividade tem a duração de 1h30m e suporta 1 turma por acção.
A atividade tem por base o projeto EDUCOAST financiado pelos EEAGRANTS. Este projeto que tem por objetivo a promoção da aprendizagem experimental e vivência de experiências formativas que não podem ser adquiridas em ambiente de sala de aula. O estudante começa por um trabalho de campo, com a recolha de dados e/ou amostras, seguido de análises de laboratório processamento dos dados obtidos e elaboração de conclusões.
Período em que decorre
Durante o período do ano letivo
Destinatários
Alunos do Ensino básico e Secundário
Local
Instalações do IPMA em Tavira
Estação do IPMA em Tavira – Vale Caranguejo s/n, 8800-737 Tavira
Marcações
Telefone: + 351 281 027 901
E-mail: educoast.fieldstation@gmail.com
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A importância do passado para entender o presente
Descrição
Nesta atividade, serão observadas à lupa várias amostras de sedimento do fundo do mar para observação de microfósseis marinhos. Serão feitas identificações dos principais grupos (foraminíferos bentónicos/plantónicos, ostracodos entre outros) e discutido a sua utilização/importância na reconstrução de ambientes passados, contribuindo para o conhecimento do padrão da circulação oceânica e das mudanças climáticas ao longo da História. A atividade tem a duração de 1 hora e suporta 1 turma por acção.
A atividade tem por base o projeto EDUCOAST financiado pelos EEAGRANTS. Este projeto que tem por objetivo a promoção da aprendizagem experimental e vivência de experiências formativas que não podem ser adquiridas em ambiente de sala de aula. O estudante começa por um trabalho de campo, com a recolha de dados e/ou amostras, seguido de análises de laboratório processamento dos dados obtidos e elaboração de conclusões.
Período em que decorre
Durante o período do ano letivo
Destinatários
Alunos do Ensino básico e Secundário
Local
Instalações do IPMA em Tavira
Estação do IPMA em Tavira – Vale Caranguejo s/n, 8800-737 Tavira
Marcações
Telefone: + 351 281 027 901
E-mail: educoast.fieldstation@gmail.com
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Mudanças sazonais na morfologia da praia
Descrição
Nesta atividade, os alunos irão aprender como fazer perfis de praia, com a ajuda de um GPS (sistema de posicionamento global) em simultâneo com recolha de amostras de sedimentos em vários pontos da praia. Caso seja possível, o objetivo final é realizar esta aquisição de dados no Verão e Inverno e concluir sobre as diferenças morfosedimentares da praia. A atividade tem a duração de 3 horas e suporta 1 turma por acção.
A atividade tem por base o projeto EDUCOAST financiado pelos EEAGRANTS. Este projeto que tem por objetivo a promoção da aprendizagem experimental e vivência de experiências formativas que não podem ser adquiridas em ambiente de sala de aula. O estudante começa por um trabalho de campo, com a recolha de dados e/ou amostras, seguido de análises de laboratório processamento dos dados obtidos e elaboração de conclusões.
Período em que decorre
Durante o período do ano letivo
Destinatários
Alunos do Ensino básico e Secundário
Local
Instalações do IPMA em Tavira
Estação do IPMA em Tavira – Vale Caranguejo s/n, 8800-737 Tavira
Marcações
Telefone: + 351 281 027 901
E-mail: educoast.fieldstation@gmail.com
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Ria Formosa por Satélite e Fotografia Aérea
Descrição
Nesta atividade, os alunos irão reconhecer, caracterizar e delimitar os diferentes ambientes presentes na Ria Formosa através da análise de imagens de satélite e fotografia aérea. Caso seja necessário, para
uma melhor delimitação poder-se-à ir ao campo, aos locais. A atividade tem a duração de 2 horas e suporta 1 turma por acção.
A atividade tem por base o projeto EDUCOAST financiado pelos EEAGRANTS. Este projeto que tem por objetivo a promoção da aprendizagem experimental e vivência de experiências formativas que não podem ser adquiridas em ambiente de sala de aula. O estudante começa por um trabalho de campo, com a recolha de dados e/ou amostras, seguido de análises de laboratório processamento dos dados obtidos e elaboração de conclusões.
Período em que decorre
Durante o período do ano letivo
Destinatários
Alunos do Secundário
Local
Instalações do IPMA em Tavira
Estação do IPMA em Tavira – Vale Caranguejo s/n, 8800-737 Tavira
Marcações
Telefone: + 351 281 027 901
E-mail: educoast.fieldstation@gmail.com
Informação adicional
Página do Projeto EDUCOAST