As ciências do Mar e da Atmosfera

Esta atividade consiste numa Aula on-line, que aborda temas atuais desenvolvidos pelos cientístas do IPMA e destina-se ao público escolar que tem curiosidade em saber mais sobre estes assuntos.

Para agendar uma Aula on-line aos seus alunos escolha tema de entre a lista abaixo e contacte-nos por email (ipma.escolas@ipma.pt), indicando qual a sua escola e nível escolar. A escolha da data e horário preferidos para a sua realização será acordado diretamente com o cientista, e está dependente da sua disponibilidade.

TEMAS

Para alunos do 2º Ciclo, 3º Ciclo e Secundário

Queres ser um cidadão cientista? Com o FitoAvista, vamos conhecer o mundo invisível das microalgas

Por: Alexandra D. Silva (DivOA)

A partir dos 10 anos

Todo o ano

Uma Viagem ao Clima Passado para compreender o Futuro!

Por: Dulce Oliveira (DivGM)

Na nossa área de investigação, exploramos períodos do passado geológico, revelando surpresas como a presença de crocodilos no Ártico e palmeiras na Antártida, há cerca de 56 milhões de anos, num período marcado por um clima global mais quente do que o atual. Esta investigação oferece lições cruciais para compreender e enfrentar as mudanças climáticas atuais.

De Fevereiro a Junho

SOS para consumidores preocupados com o futuro do pescado

Por: Cheila Almeida (DivAv)

Será que existe pescado sustentável? Para compreendermos melhor o custo ambiental dos alimentos que vêm do mar, e como podemos melhorar as nossas escolhas, vamos apresentar um “kit” de SOS para os consumidores de pescado.

Os alimentos produzidos no mar, como o peixe, podem ser provenientes da 2 fontes distintas – pesca ou aquacultura – e incluem espécies e métodos de produção muito diferentes.

Para definirmos sustentabilidade ambiental utilizamos diferentes indicadores como, por exemplo, a pegada de carbono, posição da espécie na cadeia trófica, o estado do stock, a arte de pesca, ou impactos ambientais relacionados com a intensidade da produção em aquacultura.

O pescado é apenas um alimento da nossa dieta e, apesar de todos os alimentos terem impactos ambientais associados à sua produção, é possível ter uma dieta saudável com um custo ambiental baixo

De Fevereiro a Junho

Para alunos do 3º Ciclo e Secundário

Não há só lampreias de ovos – Uma volta ao mundo dos peixes anádromos nos estuários de Portugal

Por: Yorgos Stratoudakis (DivRP)

Quem já viu a boca de uma lampreia pode ter alguma dificuldade em reconhecer o interesse gastronómico da espécie. A lampreia que entra nos rios de Portugal durante o inverno para se reproduzir e morrer é uma relíquia viva. Nestes meses de inverno, a lampreia pesca-se nos estuários e nos rios do Norte de Portugal, sendo considerada por muitos uma iguaria. Provavelmente ainda menos informação existe sobre o sável, uma sardinha grande, que reparte a sua vida entre o mar e os rios. Até há um século, o sável era a principal espécie pescada nos estuários de Portugal, mas a construção de uma série de barragens reduziram substancialmente a área e a abundância da espécie.

Nesta atividade vamos dialogar sobre os peixes anádromos e os desafios para a gestão e conservação em Portugal: com base em informação simples sobre o seu ciclo de vida, pescarias e ameaças de conservação, o que fariam se quisessem …

Fazer turismo gastronómico da lampreia

Pescar anádromos

Gerir a pesca num estuário

Proteger um ecossistema estuarino?

Todo o ano

Podem as alterações climáticas levar a períodos extremos? Conhecer o passado para prever o Futuro!!

Por: Grupo Paleo (Teresa Rodrigues, Emília Salgueiro, Dulce Oliveira et al.) (DivGM)

Estudando os sedimentos marinhos podemos reconstruir o Clima do passado a uma escala geológica e compreender as variações naturais do clima, os impactos e os mecanismos associados

De Janeiro a Maio

Recursos minerais marinhos, formas de os mapear e caracterizar

Por: Vitor Magalhães (DivGM)

Ocorrências minerais de potencial como recurso marinho, métodos geológicos e geofísicos de os identificar, caracterizar e mapear

De Janeiro a Junho

Estruturas de escape de fluidos, vulcanismo de lama, exsudações frias (cold seeps) e hidratos de gás. A importância destes processos nas margens continentais

Por: Vitor Magalhães (DivGM)

A importância dos processos de migração e de escape de fluidos na evolução das bacias sedimentares

A importância dos Rov’s para a Geologia Marinha

Por: Grupo ROV4All (Teresa Drago, Vitor Magalhães, Emília Salgueiro) (DivGM)

Os veículos comandados remotamente permitem-nos conhecer e amostrar o fundo do mar: Exemplos aplicados à Geologia Marinha

Geologia Marinha – Explorar a terra sob o fundo do mar

Por: Angela Pereira (DivGM)

Como a geologia e a geofísica com o auxilio da tecnologia nos permite conhecer, interpretar e explorar a parte da terra sob o fundo do mar.

Para alunos do Secundário

Era uma vez uma bactéria marinha

Po: Sónia Pedro (DivAV)

Apenas em Novembro e de Janeiro a Maio