Esta atividade consiste numa Aula on-line, que aborda temas atuais desenvolvidos pelos cientístas do IPMA e destina-se ao público escolar que tem curiosidade em saber mais sobre estes assuntos.
Para agendar uma Aula on-line aos seus alunos escolha tema de entre a lista abaixo e contacte-nos por email (ipma.escolas@ipma.pt), indicando qual a sua escola e nível escolar. A escolha da data e horário preferidos para a sua realização será acordado diretamente com o cientista, e está dependente da sua disponibilidade.
TEMAS
Para alunos do 2º Ciclo, 3º Ciclo e Secundário
Queres ser um cidadão cientista? Com o FitoAvista, vamos conhecer o mundo invisível das microalgas
Por: Alexandra D. Silva (DivOA)
A partir dos 10 anos
Todo o ano
Uma Viagem ao Clima Passado para compreender o Futuro!
Por: Dulce Oliveira (DivGM)
Na nossa área de investigação, exploramos períodos do passado geológico, revelando surpresas como a presença de crocodilos no Ártico e palmeiras na Antártida, há cerca de 56 milhões de anos, num período marcado por um clima global mais quente do que o atual. Esta investigação oferece lições cruciais para compreender e enfrentar as mudanças climáticas atuais.
De Fevereiro a Junho
SOS para consumidores preocupados com o futuro do pescado
Por: Cheila Almeida (DivAv)
Será que existe pescado sustentável? Para compreendermos melhor o custo ambiental dos alimentos que vêm do mar, e como podemos melhorar as nossas escolhas, vamos apresentar um “kit” de SOS para os consumidores de pescado.
Os alimentos produzidos no mar, como o peixe, podem ser provenientes da 2 fontes distintas – pesca ou aquacultura – e incluem espécies e métodos de produção muito diferentes.
Para definirmos sustentabilidade ambiental utilizamos diferentes indicadores como, por exemplo, a pegada de carbono, posição da espécie na cadeia trófica, o estado do stock, a arte de pesca, ou impactos ambientais relacionados com a intensidade da produção em aquacultura.
O pescado é apenas um alimento da nossa dieta e, apesar de todos os alimentos terem impactos ambientais associados à sua produção, é possível ter uma dieta saudável com um custo ambiental baixo
De Fevereiro a Junho
Para alunos do 3º Ciclo e Secundário
Não há só lampreias de ovos – Uma volta ao mundo dos peixes anádromos nos estuários de Portugal
Por: Yorgos Stratoudakis (DivRP)
Quem já viu a boca de uma lampreia pode ter alguma dificuldade em reconhecer o interesse gastronómico da espécie. A lampreia que entra nos rios de Portugal durante o inverno para se reproduzir e morrer é uma relíquia viva. Nestes meses de inverno, a lampreia pesca-se nos estuários e nos rios do Norte de Portugal, sendo considerada por muitos uma iguaria. Provavelmente ainda menos informação existe sobre o sável, uma sardinha grande, que reparte a sua vida entre o mar e os rios. Até há um século, o sável era a principal espécie pescada nos estuários de Portugal, mas a construção de uma série de barragens reduziram substancialmente a área e a abundância da espécie.
Nesta atividade vamos dialogar sobre os peixes anádromos e os desafios para a gestão e conservação em Portugal: com base em informação simples sobre o seu ciclo de vida, pescarias e ameaças de conservação, o que fariam se quisessem …
Fazer turismo gastronómico da lampreia
Pescar anádromos
Gerir a pesca num estuário
Proteger um ecossistema estuarino?
Todo o ano
Podem as alterações climáticas levar a períodos extremos? Conhecer o passado para prever o Futuro!!
Por: Grupo Paleo (Teresa Rodrigues, Emília Salgueiro, Dulce Oliveira et al.) (DivGM)
Estudando os sedimentos marinhos podemos reconstruir o Clima do passado a uma escala geológica e compreender as variações naturais do clima, os impactos e os mecanismos associados
De Janeiro a Maio
Recursos minerais marinhos, formas de os mapear e caracterizar
Por: Vitor Magalhães (DivGM)
Ocorrências minerais de potencial como recurso marinho, métodos geológicos e geofísicos de os identificar, caracterizar e mapear
De Janeiro a Junho
Estruturas de escape de fluidos, vulcanismo de lama, exsudações frias (cold seeps) e hidratos de gás. A importância destes processos nas margens continentais
Por: Vitor Magalhães (DivGM)
A importância dos processos de migração e de escape de fluidos na evolução das bacias sedimentares
De Janeiro a Junho
A importância dos Rov’s para a Geologia Marinha
Por: Grupo ROV4All (Teresa Drago, Vitor Magalhães, Emília Salgueiro) (DivGM)
Os veículos comandados remotamente permitem-nos conhecer e amostrar o fundo do mar: Exemplos aplicados à Geologia Marinha
De Janeiro a Junho
Geologia Marinha – Explorar a terra sob o fundo do mar
Por: Angela Pereira (DivGM)
Como a geologia e a geofísica com o auxilio da tecnologia nos permite conhecer, interpretar e explorar a parte da terra sob o fundo do mar.
De Janeiro a Junho
Para alunos do Secundário
Era uma vez uma bactéria marinha
Po: Sónia Pedro (DivAV)
Apenas em Novembro e de Janeiro a Maio