Atividade | Área temática | Local |
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O papel dos Navios de Investigação no Estudo dos Oceanos | Todas | Lisboa |
Sedimento de praia, duna e sapal | Geologia Marinha | Tavira |
Areias do mundo | Geologia Marinha | Tavira |
Microplásticos na areia | Poluição Marinha | Tavira |
Comparar águas do mar e da Ria Formosa | Oceanografia física e química | Tavira |
A importância do passado | Geologia Marinha | Tavira |
Mudanças sazonais na praia | Geologia Marinha | Tavira |
Vamos descobrir as diferenças dos sedimentos de praia, duna e sapal

Descrição
Nesta atividade os alunos vão recolher amostras de sedimentos nos vários ambientes da Ria Formosa junto à Estação do IPMA e irão analisar em laboratório, as amostras de sedimento, relativamente às suas características granulométricas e composicionais. A atividade tem a duração de 2 horas e suporta 1 turma por acção.
A atividade tem por base o projeto EDUCOAST financiado pelos EEAGRANTS. Este projeto que tem por objetivo a promoção da aprendizagem experimental e vivência de experiências formativas que não podem ser adquiridas em ambiente de sala de aula. O estudante começa por um trabalho de campo, com a recolha de dados e/ou amostras, seguido de análises de laboratório processamento dos dados obtidos e elaboração de conclusões.
Período em que decorre
Durante o período do ano letivo
Destinatários
Alunos do Ensino básico e Secundário
Local
Instalações do IPMA em Tavira
Estação do IPMA em Tavira – Vale Caranguejo s/n, 8800-737 Tavira
Marcações
Telefone: + 351 281 027 901
E-mail: educoast.fieldstation@gmail.com
Informação adicional
Página do Projeto EDUCOAST
As areias do mundo no teu telemóvel

Descrição
Nesta atividade, os alunos irão analisar a composição mineralógica de várias areias de diferentes praias do mundo e sua relação com as rochas locais/regionais. As areias serão observadas com recurso à lupa binocular e também será utilizada uma aplicação própria para o telemóvel para captura de imagens. A atividade tem a duração de 1 hora e suporta 1 turma por acção.
A atividade tem por base o projeto EDUCOAST financiado pelos EEAGRANTS. Este projeto que tem por objetivo a promoção da aprendizagem experimental e vivência de experiências formativas que não podem ser adquiridas em ambiente de sala de aula. O estudante começa por um trabalho de campo, com a recolha de dados e/ou amostras, seguido de análises de laboratório processamento dos dados obtidos e elaboração de conclusões.
Período em que decorre
Durante o período do ano letivo
Destinatários
Alunos do Ensino básico e Secundário
Local
Instalações do IPMA em Tavira
Estação do IPMA em Tavira – Vale Caranguejo s/n, 8800-737 Tavira
Marcações
Telefone: + 351 281 027 901
E-mail: educoast.fieldstation@gmail.com
Informação adicional
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A procura de microplásticos na areia da praia

Descrição
A poluição por microplásticos é atualmente um problema que afeta todo os ecossistemas costeiros e marinhos. Nesta atividade, os alunos irão recolher amostras de sedimento na praia para procura e identificação de microplásticos em laboratório. A atividade tem a duração de 2 horas e suporta 1 turma por acção.
A atividade tem por base o projeto EDUCOAST financiado pelos EEAGRANTS. Este projeto que tem por objetivo a promoção da aprendizagem experimental e vivência de experiências formativas que não podem ser adquiridas em ambiente de sala de aula. O estudante começa por um trabalho de campo, com a recolha de dados e/ou amostras, seguido de análises de laboratório processamento dos dados obtidos e elaboração de conclusões.
Período em que decorre
Durante o período do ano letivo
Destinatários
Alunos do Ensino básico e Secundário
Local
Instalações do IPMA em Tavira
Estação do IPMA em Tavira – Vale Caranguejo s/n, 8800-737 Tavira
Marcações
Telefone: + 351 281 027 901
E-mail: educoast.fieldstation@gmail.com
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Vamos comparar as águas do mar e da Ria Formosa

Descrição
Nesta atividade, os alunos irão medir as características da coluna de água. A turbidez (sedimentos em suspensão) será estimada com a ajuda do “disco de Secchi”, e a temperatura e a salinidade da água do mar e da ria com a ajuda de uma sonda. Em seguida, já no laboratório, serão comparados os resultados dos dois tipos de ambientes. A atividade tem a duração de 1h30m e suporta 1 turma por acção.
A atividade tem por base o projeto EDUCOAST financiado pelos EEAGRANTS. Este projeto que tem por objetivo a promoção da aprendizagem experimental e vivência de experiências formativas que não podem ser adquiridas em ambiente de sala de aula. O estudante começa por um trabalho de campo, com a recolha de dados e/ou amostras, seguido de análises de laboratório processamento dos dados obtidos e elaboração de conclusões.
Período em que decorre
Durante o período do ano letivo
Destinatários
Alunos do Ensino básico e Secundário
Local
Instalações do IPMA em Tavira
Estação do IPMA em Tavira – Vale Caranguejo s/n, 8800-737 Tavira
Marcações
Telefone: + 351 281 027 901
E-mail: educoast.fieldstation@gmail.com
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A importância do passado para entender o presente

Descrição
Nesta atividade, serão observadas à lupa várias amostras de sedimento do fundo do mar para observação de microfósseis marinhos. Serão feitas identificações dos principais grupos (foraminíferos bentónicos/plantónicos, ostracodos entre outros) e discutido a sua utilização/importância na reconstrução de ambientes passados, contribuindo para o conhecimento do padrão da circulação oceânica e das mudanças climáticas ao longo da História. A atividade tem a duração de 1 hora e suporta 1 turma por acção.
A atividade tem por base o projeto EDUCOAST financiado pelos EEAGRANTS. Este projeto que tem por objetivo a promoção da aprendizagem experimental e vivência de experiências formativas que não podem ser adquiridas em ambiente de sala de aula. O estudante começa por um trabalho de campo, com a recolha de dados e/ou amostras, seguido de análises de laboratório processamento dos dados obtidos e elaboração de conclusões.
Período em que decorre
Durante o período do ano letivo
Destinatários
Alunos do Ensino básico e Secundário
Local
Instalações do IPMA em Tavira
Estação do IPMA em Tavira – Vale Caranguejo s/n, 8800-737 Tavira
Marcações
Telefone: + 351 281 027 901
E-mail: educoast.fieldstation@gmail.com
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Mudanças sazonais na morfologia da praia

Descrição
Nesta atividade, os alunos irão aprender como fazer perfis de praia, com a ajuda de um GPS (sistema de posicionamento global) em simultâneo com recolha de amostras de sedimentos em vários pontos da praia. Caso seja possível, o objetivo final é realizar esta aquisição de dados no Verão e Inverno e concluir sobre as diferenças morfosedimentares da praia. A atividade tem a duração de 3 horas e suporta 1 turma por acção.
A atividade tem por base o projeto EDUCOAST financiado pelos EEAGRANTS. Este projeto que tem por objetivo a promoção da aprendizagem experimental e vivência de experiências formativas que não podem ser adquiridas em ambiente de sala de aula. O estudante começa por um trabalho de campo, com a recolha de dados e/ou amostras, seguido de análises de laboratório processamento dos dados obtidos e elaboração de conclusões.
Período em que decorre
Durante o período do ano letivo
Destinatários
Alunos do Ensino básico e Secundário
Local
Instalações do IPMA em Tavira
Estação do IPMA em Tavira – Vale Caranguejo s/n, 8800-737 Tavira
Marcações
Telefone: + 351 281 027 901
E-mail: educoast.fieldstation@gmail.com
Informação adicional
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O Papel dos Navios de Investigação no Estudo dos Oceanos

Descrição
Daremos a conhecer o papel dos navios de investigação no estudo dos Oceanos através de visitas guiadas ao navio de investigação Mário Ruivo propriedade do IPMA. Os principais problemas que afetam os Oceanos e a importância do conhecimento científico na gestão sustentável dos recursos marinhos serão alguns dos tópicos a abordar durante a visita.. A atividade tem a duração de 2 horas e suporta 1 turma por acção (máximo 30 alunos).
A atividade é gratuita.
Período em que decorre
Durante o período do ano letivo